Não basta oferecer produtos e serviços com qualidade e ter um atendimento primoroso, isso são apenas diferencias. O que realmente faz com que os clientes lembrem do seu negócio é a sua marca. A marca traz a ideia de status, um objeto desejado, e pode ser o ativo mais valioso da empresa. Para que isso aconteça, deve haver identificação entre ela e o cliente. Confira como construir uma marca forte:Não basta oferecer produtos e serviços com qualidade e ter um atendimento primoroso, isso são apenas diferencias. O que realmente faz com que os clientes lembrem do seu negócio é a sua marca. A marca traz a ideia de status, um objeto desejado, e pode ser o ativo mais valioso da empresa. Para que isso aconteça, deve haver identificação entre ela e o cliente. Confira como construir uma marca forte:
1 – Planeje e defina: toda empresa precisa ter uma identidade, uma proposta de valor para o seu público e ser clara em relação a isso. Aqui o gestor deve definir o que a empresa e a marca são hoje, o que ele gostaria que fossem no futuro e como pretende que os clientes a enxerguem. Determine os atributos, tanto os qualificadores, como ética e confiabilidade, quanto os diferencias, aqueles que permitem que a marca se diferencie da concorrência.
2 – Invista: em tudo o que diz respeito a como a sua marca será vista pelos clientes. Portanto, invista em qualidade, não somente a qualidade que está intrínseca no produto (bons materiais, bom acabamento, etc), mas em tudo o que falará pela sua marca, como cultura organizacional, capacitação de funcionários e colaboradores
3 – Desenvolva: quando a marca já foi definida é hora de desenvolver a sua identidade. Existem dois tipos:• Verbal: a mensagem a ser passada, como a empresa se expressa no atendimento e na publicidade. Deve ser organizada, clara, objetiva e com mensagens-chave para cada público. • Visual: é o que nos vem à mente quando falamos de identidade de marca. Inclui linguagem, tipografia, cores, estilos e grafismos. A identidade deve fazer com que a marca seja exclusiva, que mesmo sem o nome ou o logo, seja possível identificar de que se trata da sua empresa.
4 – Conheça: invista em pesquisas que apontem o perfil de seu cliente para saber quais as melhores estratégias para alcançá-lo. Interaja com eles. Invista em marketing digital e no relacionamento constante com o público, isto é uma exigência do mercado atual.
5 – Revise e gerencie: a marca de uma empresa é construída ao longo do tempo e requer manutenção. Toda estratégia para melhorá-la precisa ser revista eventualmente, independentemente dos resultados que ela trouxe. Trabalhe de forma contínua todos os pontos acima, mudando o que não estiver dando certo e melhorando o que estiver.
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