O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento que possibilita ao empreendedor visualizar o panorama geral do negócio e o objetivo de crescimento futuro da empresa relacionado a diferentes áreas, como clientes, receita, participação de mercado e lucro.
Mas, por onde começar? O início sempre será a ideia do empreendimento. Mas, o planejamento não deve se encerrar nela e é importante que ele seja minucioso. O negócio deve ser exposto com clareza e é preciso ter cuidado com a linguagem empregada. Seja claro, detalhista e sucinto. Evite termos superlativos e caracterizações generalizadas, como “equipe altamente treinada”, “produtos com qualidade elevada”, isto demonstra desconhecimento tanto do produto quanto do negócio.
Os tópicos essenciais para um plano de negócios bem elaborado são:
- Definir com exatidão qual será o produto ou serviço com o qual trabalhará;
- Definir público-alvo e área geográfica que será alcançada pelo seu produto ou serviço;
- Qual o investimento necessário para a implantação do negócio e onde ele será captado;
- Quem são os seus concorrentes;
- Qual a expectativa de crescimento em um determinado período;
- Definir fornecedores e colaboradores.
Além destes, outros itens que devem ser alocados no plano são a experiência profissional do empreendedor, se caso ele já trabalhar na área, e o diferencial oferecido aos clientes.
Para que este planejamento saia do papel e se torne concreto, é necessário que as metas e os objetivos sejam claros. Estas devem ser baseadas na capacidade da empresa e na realidade do mercado e não em expectativas fictícias. Se a perspectiva de venda e lucratividade não for medida com precisão, o plano de negócios passa a ser um caminho para o fracasso. Não esqueça de avaliar custos e despesas envolvidos na gestão do negócio, além dos investimentos fixos, capital de giro etc.
É aconselhável que depois de finalizado o plano, o gestor simule situações diversas para a empresa, incluindo pessimistas (queda nas vendas) e otimistas (incremento da receita). Assim, o administrador poderá pensar em ações que evitem ou minimizem adversidades, e potencializem situações e comportamentos positivos.
Depois de tudo isso, é hora de partir para a prática, revendo o plano sempre que necessário.
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