É sempre possível vender mais e, portanto, aumentar os lucros!
Para isso, é preciso produzir mais. Então, você terá que investir no seu negócio: seja na compra de maquinário, contratação de pessoal ou qualquer outra medida que aumente a produtividade e as vendas.
Mas, nós sabemos que nem sempre há o valor disponível para a realização destas medidas, então, será necessário buscar o dinheiro fora, seja por meio de empréstimos bancários ou por captação de novos investidores. Isso é alavancagem financeira.
Com esse dinheiro de terceiros, será possível multiplicar o capital da empresa. Entretanto, a alavancagem financeira só terá um resultado positivo se o retorno que a empresa terá for maior que o custo da operação de captação de recurso.
Portanto, quanto maior a alavancagem financeira, maior o nível de endividamento e o risco envolvido, porém, há uma grande possibilidade de que os resultados positivos superem a sua expectativa. Tudo depende da forma e do conhecimento que você tem para aplicar a alavancagem financeira no seu negócio.
O primeiro passo, é entender como é feito o cálculo para compreender os efeitos dessa operação financeira. O Grau de Alavancagem Financeira (GAF) apresenta os efeitos da variação ocorrida no lucro antes dos juros e do imposto de renda, que refletem no lucro líquido e é calculado da seguinte forma:
GAF=Retorno sobre o Patrimônio Líquido (RPL)/Retorno Sobre o Ativo Total (RAT)
O RPL é a relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido e o RAT é o resultado do lucro da empresa após a aplicação do imposto de renda e antes dos juros em relação ao ativo total da organização. Se o resultado for 1, o risco é baixo. Se for menor que 1, a operação é positiva e o retorno será maior que os juros da operação. Mas, se for maior que 1, os resultados podem não ser os esperados e a saúde financeira da empresa pode sofrer.
Quanto maior o GAF, maior é o endividamento, assim como o risco envolvido. No entanto, maior também é a chance de um lucro bem polpudo. Sem exageros: quanto maior o risco, maior a possibilidade de sucesso financeiro.
É importante pontuar que a ideia da alavancagem financeira é turbinar a rentabilidade por meio de endividamento e que a rentabilidade da operação como um todo depende de inúmeros fatores, alguns que podem fugir ao seu controle. E, que endividamento significa pagamento de juros. Caso as vendas não aconteçam na velocidade e quantidade esperadas, pode haver prejuízo.
Para te auxiliar nesta jornada, é importantíssimo ter ao seu lado um contador especializado e experiente para te oferecer subsídios com base em conhecimento e nos cálculos que apresentamos para que a sua tomada de decisão seja muito bem alicerçada e calçada em fatos e números. Se quiser saber mais sobre este assunto, tirar suas dúvidas e saber se a alavancagem financeira é uma boa opção para a sua empresa, entre em contato com a gente!