Os maiores exemplos de empreendedores sucesso são caracterizados pela determinação, perseverança, pelo senso de oportunidade, pelo foco e tempo dedicado ao negócio.
E, isso não são características apenas de grandes empresas. Ao contrário, o que determina se um negócio será grande é o seu potencial de crescimento.
Porém, o que vemos é o seguinte: o que mais acelera o fracasso de uma empresa é a perda de foco e de tempo.
E, antes de continuarmos, é preciso explicar o seguinte: “falta de foco e tempo” é bem diferente de “perda de foco e tempo”. Obviamente, a ausência já mata um negócio antes dele dar os primeiros passos.
Já no segundo caso, quando uma empresa começa com foco e com tempo, que se perdem no meio do caminho, compromete-se o desempenho e o êxito da empresa.
Essa “perda” é o efeito-chave que leva a maior parte dos negócios que começaram muito bem, ganharam mercado, que deram resultados positivos a situações de decadência, chegando, até mesmo, a falência, em alguns casos.
A perda de foco e de tempo pode ter diversas causas, porém, em grande parte, se deve à desatenção do empreendedor. O que mais vemos é a seguinte cena: a pessoa abre um negócio, por exemplo, uma empresa que vende marmitas congeladas e faz as entregas na casa do cliente. Esse foi um segmento que cresceu muito em 2020 e 2021. Está tudo dando certo, com resultados positivos.
De repente, o empreendedor “sente o gosto” do sucesso e quer mais. Aí ele abre uma loja de bolos, que também entrega.
Pronto, ele perdeu o foco. O passo seguinte é não ter tempo. Porque com 2 empresas em fase inicial (sim, a de marmitas tem apenas 18 meses), ele precisará se desdobrar, mas sem dar conta de nenhuma das duas.
É claro, isso é apenas um exemplo, nem sempre isso acontece. Pode ser que as duas empresas tenham sucesso, será mérito total do empreendedor e da sua equipe.
Ou, pode ser que o empreendedor comece a se ausentar, quer se aprimorar, fazer cursos. Ele está errado? Não, mas quando se opta por abrir um negócio próprio, os primeiros anos devem ser dedicados quase que exclusivamente a ele.
Os grandes empreendedores se destacam pelos saltos inovadores e diferenciais que impulsionam o seu negócio. Voltamos ao exemplo: de repente, o caminho pode ser oferecer o bolo como sobremesa. Isso vai servir tanto para testar a aceitação do público, quanto como diferencial do seu serviço.
A manutenção do foco de negócio em si já exige uma imensa e contínua dedicação de esforço e tempo, além do planejamento, correção de rotas, antecipando demandas e necessidades.
Outro ponto, como dissemos, é a análise das necessidades de melhorias ou inovações. Portanto, uma nova iniciativa (seja ela qual for) pode exigir altos investimentos e muito trabalho, portanto, ela deve ser avaliada com muita cautela e deve ter muito planejamento para não drenar recursos e esforços imprescindíveis à operação do negócio principal da empresa.
Os caminhos que levam ao sucesso não são fáceis de serem percorridos, são muitos desvios que podem aparecer, por vezes, nos deparamos com armadilhas que nos tiram da nossa rota. Saber distingui-los exige que se retire a venda dos olhos e passe a enxergar com clareza, com o objetivo de proteger o seu negócio. Porém, mantendo vivo o desejo de inovar e criar soluções novas para seus clientes.
Para isso, conte com a Celuppi, estaremos ao seu lado nestes caminhos.