Saber qual o tipo de empreendedor que você é pode ser fundamental para entender o seu tipo de gestão e qual o seu nicho de negócio. O objetivo será, sempre, aprimorar a qualidade do seu empreendimento, dando mais entendimento e ferramentas para você buscar o crescimento do seu negócio.
Isso acontece porque nós lidamos melhor com as dificuldades a partir do momento em que descobrimos nossas próprias tendências comportamentais. Além disso, fica mais fácil ver em qual etapa estamos da nossa trajetória empresarial.
Na prática, o processo de autodescoberta abre nossos horizontes e facilita, inclusive, a realização de ações importantes. Um ótimo exemplo é a criação de um planejamento estratégico realmente adequado às suas necessidades.
1. Empreendedor informal
É a pessoa que inicia alguma atividade de negócios por conta própria motivada por uma grande necessidade. O imediatismo é, portanto, um aspecto marcante.
Trata-se de um exemplo de empreendedorismo inicial. Isso quer dizer que ainda existe um caminho a ser percorrido pelo empresário recém-chegado ao mercado. No começo dessa trajetória, o risco tende a ser baixo, assim como o lucro. Ainda não existe um plano de negócios para direcionar o futuro, e sim a preocupação com as contas do presente.
Contudo, quando busca ajuda e orientação adequadas, o empreendedor informal tem grandes chances de se organizar melhor e se desenvolver.
2. Empreendedor individual
É a próxima etapa (natural) do empreendedor informal. Muitos preferem ser cautelosos e ampliar o negócio aos poucos. Por isso, a maioria prefere abrir o próprio CNPJ como MEI (Microempreendedor Individual).
Conforme os números vão subindo e boas projeções já ficam evidentes, logo consideram a evolução para uma ME (Microempresa), por exemplo.
Toda essa mudança, entretanto, pode levar algum tempo. Tudo depende do mercado e, principalmente, da necessidade de o empreendedor individual visualizar seu potencial de crescimento.
3. Empreendedor cooperativo
Existem os empresários que focam na participação de cooperativas, tornando-se um empreendedor cooperativo, ligado ao fortalecimento mútuo proporcionado pela união de diversas equipes de trabalho.
Há quem permaneça nesse modelo de negócio pelo resto da vida. Por outro lado, existem grupos que veem as cooperativas como um local mais seguro para acumular o capital necessário e inaugurar seu próprio negócio.
Um traço interessante desse perfil consiste na valorização dos ganhos obtidos em ambientes que privilegiam a colaboração, em detrimento da competitividade excessiva. Esse tipo de empreendedorismo vem ganhando cada vez mais espaço em diferentes cenários.
4. Empreendedor social
A peculiaridade, nesse caso, se refere ao sentimento de que é possível ter uma empresa com boa margem de lucro e, simultaneamente, contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Mesmo durante períodos difíceis, gestores de startups dos mais diversos segmentos mostram ser possível fazer grandes negócios, investir em pesquisa tecnológica e praticar responsabilidade social. Tudo em sintonia com a realidade de momento.
É um tipo de empreendedorismo marcado fortemente pela junção de algumas culturas, como a de engajamento, compartilhamento de ideias e inovação.
5. Empreendedor verde
É uma espécie de complemento ao modelo anterior. Essa vertente é composta por um grupo de empresários decididos a alinhar as atividades do seu negócio com a causa ambiental.
Resumidamente, esse perfil de gestor concilia o uso de ferramentas indispensáveis para o sucesso da sua empresa com soluções voltadas especificamente à preservação ambiental.
6. Empreendedor digital
O mundo digital caminha rapidamente para se converter em um verdadeiro universo. A melhoria da conexão com a internet e o elevado volume de usuários de smartfones colaboram para esse cenário favorável.
Criar um negócio digital é mais barato do que montar e manter a infraestrutura exigida para a abertura de uma loja física, por exemplo. Basta fazer uma pesquisa sobre nichos online atrativos para selecionar algumas opções muito lucrativas. Neste modelo, é importante investir em soluções de segurança, especialmente quando o assunto envolve a internet.
Esses são os 6 tipos de empreendedor mais presentes no mercado. Após conferir cada um deles, é provável que você tenha se identificado com as nuances de diferentes perfis. Afinal, somos seres humanos, e não robôs pré-programados. Portanto, podemos ser mais de um tipo.
Para qualquer nicho ou espécie de empreendedor que você seja, conte com a experiência e a parceria da Celuppi!