A grande pergunta, que todo gestor já deve ter se deparado é: por que mudar?
A resposta imediata e simples é: porque tudo muda: o mercado, os consumidores, o mundo, nós mesmos.
Porém, em uma empresa, se a dimensão da mudança não for plenamente entendida e se os movimentos necessários para que a transformação aconteça não forem priorizados, corre-se o risco de ficar no meio do caminho.
Para entender as reais necessidades de alterações em uma empresa, é preciso olhar para além da rotina e ver o que está acontecendo ao redor.
Muitos podem ser os agentes de mudança, como fatores sociais, ambientais, tecnológicos e tantos outros.
Por isso, olhe para sua organização com profundidade, para o ambiente de negócios onde está inserida, analise quais são os pontos mais sensíveis e entenda as reais necessidades de mudança e em qual sequência devem acontecer.
Bem, agora que já sabe o que deve ser mudado, é hora de planejar a mudança.
Mudanças podem ser disruptivas ou evolutivas, inovadoras ou comportamentais, podem envolver toda a empresa ou apenas um setor. Mas seja qual for o motivo e o tipo da mudança, é preciso implementá-la. Em tempo: mais importante ainda é fazer um bom planejamento dessa mudança.
Todo planejamento começa com um olhar para o futuro, entender onde a empresa está e onde pretende chegar. Sem esquecer que planejamento de mudança não é um planejamento comum, ele exige alterações profundas, o que torna a tarefa bastante complexa, exigindo uma profunda reflexão sobre toda a cultura da empresa.
Planejar significa definir a sequência de movimentos, e é isso que deve ser feito para que sua empresa tenha sucesso neste processo transformador.
Mas como todos sabemos não basta planejar, para que as coisas aconteçam é preciso executar o planejamento. Novamente estamos diante do óbvio, mas sabemos que o óbvio muitas vezes não acontece.
Uma transformação só ocorre se toda a força de trabalho estiver envolvida. E só há uma forma de engajar a todos: a comunicação!
Compreender o cenário, entender as razões da mudança, conhecer as competências necessárias para o futuro, são conhecimentos fundamentais para que todos acreditem nas razões para mudar e efetivamente se disponham a mudar.
Mas em um mundo em transformação, quantas mudanças precisarão ser feitas? Inúmeras, sem dúvida. Portanto a ideia de mudança deve estar presente no dia a dia da organização. Vale a máxima de que a mudança deve ser um processo e não um evento.
A Gestão da Mudança deve fazer parte doo Planejamento Estratégico do seu negócio e da rotina da empresa. O próprio modelo de negócio da empresa deve ser revisitado periodicamente e ser avaliado sob o prisma do hoje. Afinal, o que aconteceu ontem já é passado.
Conte com a Celuppi para implementar um processo de mudança saudável na sua empresa.