Para ter uma empresa saudável é essencial controlar o fluxo de caixa, registrando todas as receitas e despesas. A estrutura do fluxo vai depender das necessidades dos gestores e do segmento do negócio.
Comece anotando todas as movimentações financeiras já conhecidas, como contas que você paga ou recebe todos os meses. Registre diariamente todos os valores que entram e saem, por menores que eles sejam, e ao final do dia, analise o saldo. No começo pode parecer complicado, mas depois que o hábito for criado, fica fácil elaborar o controle e em pouco tempo você sentirá a sua enorme importância.
Todos os valores lançados no Fluxo de Caixa devem ser realistas, nada de arredondar nem para mais e nem para menos. Se o seu saldo for negativo investigue o motivo, que pode incluir atraso nos recebimentos, alta taxa de inadimplência, queda de vendas, ou até mesmo grandes diferenças entre os prazos de recebimentos e pagamentos. Quando o saldo for positivo, pense na melhor forma de utilizar essa sobra, como investindo ou melhorando condições de pagamento junto a fornecedores.
Você pode fazer o fluxo de caixa manualmente, em um caderno ou agenda, porém é muito mais fácil, rápido e eficaz se ele for automatizado. Duas planilhas que podem te ajudar na hora de elaborar o seu fluxo de caixa, são as do Sebrae:
Além disso, você pode utilizar programas de gestão, como o Conta Azul https://contaazul.com, https://www.controlle.com/ e o http://fluxodecaixa.com.br/.