Quando tratamos de administrar uma empresa, nem sempre a frase “está tudo em família” resulta em algo positivo. Muitas vezes, em empresas familiares, que correspondem a 90% das PJ brasileiras, as decisões são tomadas com base nos sentimentos (para evitar desavenças, ou ciúmes dos familiares envolvidos) e não para o bem e perenidade da empresa.
Atualmente estamos vendo grandes grupos, como Globo, Natura, Gerdau e outros, afastarem familiares das funções de gestão para ocuparem posições apenas de controle societário.
Mas afastar familiares da administração não é exatamente profissionalizar a sua empresa, as medidas a serem tomadas vão muito além desta atitude. É necessário que, em primeiro lugar, haja empenho de cada membro da família envolvida no negócio para tornar a empresa gerenciável, afastando egos e sentimentalismos. Desta forma, com decisões tomadas levando em consideração o mercado, os funcionários e, principalmente, os clientes, o negócio tende a ganhar qualidade, aumentando a competitividade.
Com o objetivo de auxiliar nesta difícil jornada, a Celuppi traz alguns passos importantes para a profissionalização da sua empresa:
- Definir o “quem” e o “como”: é necessário estabelecer quem é o público-alvo, traçar um objetivo e definir qual o posicionamento estratégico da empresa para o atingimento destes pontos.
- Investir em pessoas: para que sua empresa ganhe qualidade é necessário investir nos funcionários. É preciso que haja políticas de incentivo ao desenvolvimento intelectual e contratação de novos talentos para que ela cresça de forma sustentável e tenha um diferencial competitivo.
- Criar empreendedorismo: para conquistar novos mercados e crescer naquele em que já atua é importante que a empresa seja inovadora. Encoraje o aparecimento de novas ideias, processos e estimule a criatividade dos funcionários;
- Determinar um modelo de gestão: é preciso determinar normas e procedimentos com base nos valores e crenças da empresa para que seja definido como ela será gerenciada.
- Desenvolver uma comunicação eficaz: uma grande vantagem competitiva dentro das organizações é a comunicação clara e objetiva entre os diversos setores que a compõe e entre os funcionários.
- Estabelecer ferramentas de controle: é importante definir como e por quem a empresa será gerenciada. Um administrador sem controle não gerencia o seu negócio, na mesma medida, um administrador com poderes ilimitados pode tomar decisões arbitrárias e nocivas à empresa. Por isso, é importante para este modelo de organização que haja um conselho para que a tomada de decisão seja um processo eficaz e que fortaleça a empresa com um todo.
- Definir cargos e salários: cada um dos familiares deve ter um cargo, bem como atividade, função e limite de atuação, muito bem definido de acordo com as suas competências (e não com as preferências) pessoais. Os familiares têm que entender, também, que o lucro da empresa não é a renda pessoal, portanto não deve ser acessada a qualquer momento. Por isso é importante também definir a remuneração de acordo com o cargo e atividade de cada um.
- Planejar a sucessão: sempre um ponto delicado, afinal, não é mais só uma questão de deixar para os filhos. É preciso pensar em quem está mais bem preparado, e interessado, em assumir a administração do negócio. Este sucessor deverá ser treinado para que entenda a organização como um todo e se alinhe com a missão, visão e valores do negócio.
A gestão de negócios familiares é sempre um tanto quanto delicada, mas que tem tudo para dar certo, afinal, as pessoas envolvidas na administração já possuem alto grau de afinidade e um ponto em comum: o próprio negócio. Então, para crescer e se tornar competitivo em um mercado saturado de mesmice, é preciso profissionalizar. Para tudo o que precisar, a Celuppi te ajuda a trilhar uma jornada de sucesso!