É claro que contador é investimento!
Muitos empresários encaram o contador como um mal necessário, algo a mais imposto nas suas obrigações para manter a empresa.
Em outras palavras, custo.
Mas, vamos entender o que custo: é tudo aquilo que a empresa precisa arcar para seguir na ativa. Por exemplo: o aluguel do imóvel e o salário dos colaboradores.
O investimento, por outro lado, é aquele gasto que não é indispensável, mas que traz retorno, seja financeiro ou de capital social.
Justamente, em função dessa distinção é que o contador deve deixar de ser visto como um custo e passar a seu entendido como um investimento estratégico para o crescimento e a saúde financeira do seu negócio.
É o contador é o profissional que administra todas as atividades contábeis, trabalhistas, econômicas, patrimoniais e tributárias. Ele também é responsável por criar relatórios financeiros, de risco e monitorar o seu fluxo de caixa.
A diferença entre o contador custo e o contador investimento está na estratégia. O contador deve ser visto como um parceiro para o seu negócio, alguém com conhecimento que pode maximizar os seus lucros.
E sua atuação pode ser em vários cenários, como reduzindo custos de fabricação de seus produtos ou serviços, administrativos ou com impostos. Além disso, um bom profissional é capaz de enxergar particularidades do mercado e sugerir mudanças ou melhorias.
Portanto, um bom contador é uma bússola no mercado e um dos melhores investimentos que sua empresa pode fazer! Para além das obrigações contábeis e fiscais, ele pode ser um conselheiro estratégico que contribui para o crescimento sustentável do seu negócio. Não subestime o valor desse profissional e veja-o como um aliado essencial para o sucesso da sua empresa.