O sucesso ou fracasso de um negócio está atrelado a muitos fatores, entre eles está a percepção de que é preciso mudar, se adaptar e, em alguns casos, recuar para começar tudo de novo.
Em todos os nossos anos de mercado, pudemos observar muitas empresas e constatamos que os pontos principais para o sucesso e crescimento de uma marca e de um negócio estão ligados a:
– Pessoas;
– Criação de estratégias;
– Investimento em tecnologia;
– Investimento em inovação;
– Atendimento ao cliente.
Da mesma forma, pudemos observar o que pode levar à estagnação: desorganização financeira, falta de planejamento e equipe desmotivada.
Quando um ou mais destes problemas surgem, é o momento de analisar objetivamente a empresa, para que um plano de recuperação seja lançado a fim de superar aquele problema.
Se você olhar atentamente, verá que o que está ligado às PESSOAS da empresa é fundamental tanto para o sucesso quanto para a estagnação.
Portanto, a principal dificuldade operacional (e a mais difícil de ser superada) que pode prejudicar o crescimento do seu negócio está numa boa gestão de pessoas.
Afinal, elas representam a razão da existência da empresa, desde seus colaboradores até os clientes.
O capital humano deve ser valorizado, investindo-se em capacitação e treinamentos das equipes, promovendo o reconhecimento da diversidade de habilidades socioemocionais e técnicas para estabelecer quais os principais pontos que podem ser trabalhados para o crescimento da empresa.
Um modelo operacional que não fomenta a comunicação ativa e fluida, com administração multidisciplinar, que apregoa equipes segregadas e responsáveis apenas por suas atividades, tende a não se sustentar por muito tempo.
Na outra ponta, temos que o perfil de trabalhador colaborativo é altamente valioso em ambientes complexos e que mudam constantemente. Isso requer unificação de conhecimentos e habilidades em prol de objetivos coletivos e em comum para todos os membros da equipe.
Despertar a autonomia dos colaboradores e transformar ambientes altamente hierarquizados são desafios enormes para a maioria das empresas, independente do tamanho. E este é um das dificuldades que mais atrapalham o crescimento do seu negócio.
A autogestão passa a ser fundamental para as empresas que querem se manter fortes no futuro. As lideranças devem se alinhar às necessidades atuais, que não necessariamente sejam direcionamentos para a equipe, já que cada colaborador deve assumir o seu papel. A responsabilidade do líder passa a ser de apoiador, para compartilhar experiências reais, confiando no potencial de cada integrante da equipe.
Investir nas pessoas que fazem a sua empresa é evitar e minimizar as dificuldades operacionais que prejudicam a sua empresa.
Além disso, ter um parceiro para cuidar da gestão de pessoas do seu negócio pode ser de grande ajuda neste processo. Para isso, conte com a Celuppi!