Querido amigo, responda com total sinceridade: quando alguém te fala de comportamento organizacional, o que vem à sua mente?
Saiba que a maioria dos líderes (um tanto quanto arcaicos) imaginam pessoas sentadas em seus postos de trabalho, trabalhando, focadas.
Bem, nós aqui da Celuppi e você aí lendo sabemos que esta imagem não é a representação da realidade.
Colaboradores são pessoas, diferentes entre si, com histórias diferentes e com ambições e sonhos diferentes.
Por isso, imaginar cenas em que todos agem da mesma forma é frustrante para você que os lidera e para eles, que acabam por se sentir insuficientes naquilo que fazem.
Compreender e interpretar como os funcionários e equipes agem e interagem entre si é fundamental para o bom andamento de qualquer tipo de organização, seja pequena, média ou grande.
Então, sem mais delongas, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Comportamento organizacional
Como o próprio nome sugere, é o conjunto de “agimentos” (sabemos que a palavra não existe, mas vamos usá-la mesmo assim) e atitudes dos colaboradores em um ambiente corporativo, levando em consideração a interação que ocorre entre o próprio indivíduo e a empresa de maneira geral.
Um dos objetivos de se entender os diferentes tipos de comportamento organizacional é potencializar a eficácia das empresas, tendo como norte as relações que nelas são estabelecidas e as ações resultantes destas relações e interações.
Outro foco do comportamento organizacional é analisar a forma como as pessoas se comportam dentro das organizações, e de que maneira isso impacta, de forma direta ou indireta, a performance da equipe como um todo.
Para entender o comportamento organizacional dos seus colaboradores, é preciso levar em consideração fatores relacionados ao emprego, como nível de satisfação com a empresa, o índice de rotatividade, a produtividade, entre diversos outros. Tudo isso é capaz de demonstrar se a sua empresa é verdadeiramente eficaz.
Principais tipos de comportamento organizacional:
Entender quais são os tipos de comportamento organizacional é fundamental para compreender seus efeitos no ambiente de trabalho.
- Ético: por si só, ética é uma palavra que tem como significado um conjunto de regras de conduta e princípios morais que devem ser observados na vida e na prática de uma profissão. O comportamento ético, portanto é aquele voltado para as normas de conduta durante o exercício da profissão e está diretamente ligado aos próprios valores da empresa. É pautado na transparência, honestidade e respeito às regras da organização.
- Responsabilidade: é considerado por muitos especialistas como ideal, as responsabilidades não estão relacionadas apenas a cumprir com as obrigações e demandas no prazo determinado, mas dizem respeito também à postura e atitudes do colaborador no ambiente de trabalho e como isso impacta no coletivo.
- Controle gerencial: este comportamento é o método utilizado pela administração de uma empresa para controlar as atividades, tarefas e projetos de uma determinada equipe. Assim como da organização como um todo. É comportamento bastante complexo, com diferentes níveis, com impactos diferentes nos colaboradores. Pode ser familiar, que é feito de maneira informal, assemelhando-se a um contexto familiar de fato, os comportamentos esperados, tanto da liderança quanto dos liderados, é baseado em laços de amizade, lealdade e confiança. Existe o burocrático, que é feito por meio de normas e regulamentos rígidos, os colaboradores têm, portanto, pouca autonomia, em um sistema que admite poucas (ou nenhuma) mudanças. O controle por resultados é indicado para ambientes empresariais extremamente hostis, os colaboradores são avaliados pelo seu desempenho e resultados apresentados, somente. Por fim, existe o controle gerencial ad-hoc, que usa instrumentos não formais, que promovem o autocontrole de empresas não estruturadas, muito utilizado em ambientes competitivos, com comportamento organizacional complexo e que está em constante mudança, sendo difícil manter rotina, planejamento e demandas bem estruturados.
- Competitividade: algumas empresas incentivam, direta ou indiretamente, um certo grau de competitividade entre seus colaboradores, isto pode ser saudável para o clima e para a eficiência empresarial, mas quando se torna muito intenso, os interesses individuais podem se sobrepor aos coletivos, o que resulta em conflitos, disputas frequentes e, em alguns casos, quebra na ética e boa conduta profissional.
- Autocrático: este comportamento negativo se manifesta quando as lideranças não abrem espaço para a participação dos colaboradores nas decisões e não ouvem suas ideias. Este tipo de comportamento está associado a lideranças ditatoriais, na qual a relação líder x liderado é bastante aparente.
- Perseguição: é, talvez, o mais negativo dentre os comportamentos organizacionais. Ele reflete todas as perseguições que podem haver em um ambiente corporativo, como assédio sexual e moral, constrangimento, preconceito, bullying, liderança abusiva, etc. Não é necessário dizer o quanto este tipo de comportamento é prejudicial para o indivíduo e para o grupo.
É importante saber que podem existir diversos tipos de comportamento na sua empresa. Um mesmo colaborador pode ter mais de um comportamento organizacional. Por isso, as análises devem ser amplas e flexíveis.
Abordagem do comportamento organizacional:
Antes de fazermos a análise do comportamento organizacional da sua equipe, é importante saber qual abordagem seguir:
Ela pode ser feita em três níveis:
- Individual: é a análise do perfil do colaborador, sua personalidade e características individuais. Bem como a forma como trabalha e desempenha suas funções. Da mesma forma, o desempenho, rendimento, produtividade e resultados também devem ser analisados. Neste nível, também chamado de micro-organizacional, você pode se beneficiar da ajuda da psicologia, que vai investigar quais fatores são motivacionais para que os profissionais trabalhem em seu nível máximo de satisfação, entregando, assim, um trabalho de excelência. Aqui, a psicologia também “dá aquela mãozinha” para descobrir quais são as habilidades e competências do funcionário, assim como seu potencial a ser desenvolvido.
- Grupal: é a análise do comportamento meso-grupal, ou seja, são as equipes, departamentos e áreas que compõe a empresa. Além da psicologia, a sociologia empresta seus conhecimentos para analisar como ocorrem as interações entre as pessoas e se os processos de comunicação são eficientes. O objetivo é apresentar as melhorias necessárias, tornando os grupos mais unidos e verdadeiramente efetivos e eficientes durante o período de trabalho.
- Empresarial: é a análise mais ampla, que observa os comportamentos macro-organizacionais, os pontos a serem levados em conta são relacionados à estrutura, valores, cultura empresarial, normas e ambiente de trabalho de modo geral.
A abordagem para analisar o comportamento organizacional da sua equipe deve ser direcionada tanto individualmente quanto sobre o grupo e as análises podem ser feitas de modo separado, mas se valer dos mesmos critérios.
No próximo post aqui no nosso blog, continuaremos esta conversa, vamos falar sobre como fazer a análise de comportamento organizacional da sua equipe! Fique de olho, avisaremos lá nas nossas redes sociais.