Pequenas e médias empresas podem se beneficiar do ESG, revela pesquisa do Latin American Quality Institute.
No passado, a sustentabilidade pode ter sido vista, principalmente, como uma forma de gerenciar os riscos relativos à reputação. Nos últimos anos, esses objetivos tornaram-se inadequados e um tanto desatualizados.
A expectativa de conduzir os negócios de forma sustentável, integrando objetivos ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) ao modelo de negócios, tornou-se fundamental, e é considerada um fator de higiene para as empresas modernas.
Os requisitos regulamentares e uma crescente preocupação pública com as consequências assustadoras das mudanças climáticas, gases de efeito estufa, exploração de recursos naturais, risco da água, diminuição da biodiversidade e questões de direitos humanos, colocaram a sustentabilidade no topo das agendas corporativas e governamentais. Investidores, clientes, órgãos reguladores, ONGs, funcionários e a sociedade em geral garantiram que o ESG se tornasse uma prioridade em vez de um nicho de interesse.
Embora os requisitos regulatórios e o gerenciamento de riscos continuem importantes, o ESG não deve ser visto apenas como algo que uma empresa deve fazer para atender a um requisito de negócios, mas como um abridor de portas para possibilidades novas e estimulantes.
A chance de se tornar uma empresa melhor em vários aspectos. Quem pode imaginar e aproveitar as oportunidades associadas a se tornarem ‘mais verdes’ são, sem dúvida, negócios que se sustentarão e serão os vencedores de amanhã.
Enquanto as grandes empresas têm a vantagem de recursos e grandes equipes de sustentabilidade para elaborarem políticas e diretrizes, desenvolver produtos verdes e firmar acordos de alto nível, as pequenas empresas tendem a ter processos de tomada de decisão mais rápidos, menos burocracia, mais flexibilidade e às vezes estão mais próximos para o consumidor.
Empreendedores e pequenas empresas costumam ter a vantagem de serem locais, com uma história com a qual o consumidor pode se identificar. Ser ecológico apenas o torna melhor.
Margens menores significam que uma pequena empresa pode economizar muito por meio de mudanças relativamente simples, como mudar para recibos digitais, usar xícaras de café não descartáveis, mudar para energia renovável, usar material de produto reciclado, melhorar o gerenciamento de resíduos e assim por diante. Ajustes que podem fazer uma diferença financeira significativa para uma pequena empresa, ao mesmo tempo que reduzem sua pegada de carbono.
Neste cenário, as perguntas que as pequenas empresas têm de fazer são:
- Quais são as megatendências que afetam nossos negócios?
- Como podemos tornar nossa cadeia de suprimentos mais eficiente escolhendo um caminho mais sustentável?
- Como podemos reutilizar ou redesenhar nossos produtos e serviços para garantir que a demanda por eles permaneça?
- Como podemos garantir que nossa cadeia de suprimentos seja sustentável?
As pequenas empresas e empreendedores que têm uma agenda de sustentabilidade clara ou que pretendem causar um impacto social ou ambiental com os seus produtos e serviços, têm maior probabilidade de atrair investidores de impacto orientados para a sustentabilidade e investidores anjos verdes.
Mostrar que uma empresa, grande ou pequena, se esforça para causar um impacto positivo, pode atrair investidores potentes voltados para a sustentabilidade e alavancar de forma a alcançar um patamar em que se torne referência, tanto em seu próprio nicho, quanto em alternativas sustentáveis!
Nós, aqui da Celuppi, já fazemos a nossa parte: reduzimos o consumo de descartáveis e papel, assim como o de água e estamos constantemente em busca de novas soluções para melhorarmos o nosso (e o seu) negócio, sem impactarmos o nosso mundo!