Nem sempre “crise” significa fim ou o término de algo. Pode ser, inclusive, uma oportunidade para novos começos!
Pode parecer contraditório, mas o melhor momento para abrir um negócio é na crise. Companhias bem-sucedidas, como General Motors, AT&T, Disney e outras foram fundadas durante períodos de recessão. O economista Joseph Schumpeter apelidou esse fenômeno de “destruição criativa”.
Se você ainda não está convencido, um estudo de 2009 (tudo bem, ele pode até não ser o mais recente, mas os dados são importantes) mostra que metade das empresas Fortune 500 foram fundadas em períodos de depressão econômica.
Durante esses períodos de incerteza, modelos inovadores, que atendem novas demandas e necessidades que nasceram em decorrência do próprio cenário assumem o mercado de empresas que “ficam no mesmo lugar”. Pense no Uber e em como ele desestruturou o sistema de táxi no mundo inteiro.
Essa pode ser a oportunidade que você estava esperando para abrir o seu próprio negócio. E não estamos minimizando as dificuldades inerentes à situação, especialistas concordam que, nesse momento, é preciso mais planejamento e alguns cuidados extra.
Agora é o momento de observar os concorrentes, já existentes e os futuros, e começar um negócio mais “enxuto”, com custo menor. Dê preferência para produtos não sazonais e que a própria crise não atrapalhe as vendas. Melhor ainda se as vendas forem aumentadas pela própria crise, como aconteceu com o boom de delivery durante a quarentena. Por isso, é de suma importância fazer um planejamento estratégico e financeiro. E evite pegar dívidas altas, mesmo que a abertura do negócio exija, por si só, um certo gasto.
Uma das maiores preocupações é com a precificação do seu produto. Lá no nosso Facebook demos algumas dicas para você praticar preços justos e que sejam condizentes com o cenário. Lembre-se: durante as crises, o poder de compra da população, em geral, é menor. Então, faça uma revisão de custos, veja uma forma de agregar valor ao seu produto e como o consumidor vai receber o que está sendo oferecido.
Normalmente, em tempos de crise os custos e despesas tendem a cair, já que existe excesso de oferta por um tempo, e isso faz com que os preços baixem. Compor estoque, comprar móveis fica mais em conta. Bons pontos de aluguel ficam disponíveis por um valor menor, também. Além disso, grandes empresas demitem para equilibrar o orçamento, então, excelentes profissionais voltam ao mercado. Sendo que agora é um ótimo momento para montar aquela sua equipe “dos sonhos”. Tudo isso faz com que montar e gerenciar um negócio seja mais barato durante a crise.
Se você não está convencido, pense no seguinte: desde a grande crise de 1929, o mundo passou por uma crise econômica a cada 5,5 anos. Isso é um levantamento simples, levando em consideração apenas algumas buscas no google, só para termos uma “base”, não é um modelo estatístico. Portanto, se a crise do coronavírus se encerrasse hoje, teríamos uma próxima recessão em 2025. Então, se você quiser ser o empregador e não o empregado, o ideal é que você se mobilize agora, para lá na frente ter como se manter e manter o seu negócio saudável durante uma turbulência.