Uma boa proposta comercial é aquela capaz de encantar o cliente. De maneira objetiva e precisa, deve ser construída para atrair a atenção de quem a recebe.
É necessário mostrar valor e também deixar claro como o cliente pode se beneficiar com seu produto ou serviço. Por isso, utilizar um modelo estático não é um caminho viável, indicamos uma estrutura que possa ser modificada de acordo com as características do seu negócio, do comprador e da venda.
- Defina o objetivo da proposta:
Nem toda proposta comercial visa apenas ao fechamento de uma venda específica. Talvez seu plano seja um pouco mais amplo e sua visão estratégica contemple proposições posteriores que dependem dessa resposta, por exemplo. De qualquer forma, ter um objetivo primordial é importante para formatá-la adequadamente. - Conheça o cliente:
Ao elaborar sua proposta, não esqueça de pesquisar bem quem é o seu cliente. Do quê, de fato, ele precisa? Como a sua empresa pode ajudá-lo a solucionar determinado problema? O que você tem a oferecer? Qual é o seu diferencial para ele? - Planeje o conteúdo:
– Resumo da Proposta;
– Diferencial;
– Detalhamento;
– Valores;
– Fechamento;
– Datas de pagamento e implementação.
Agora é pôr em prática estas dicas e buscar novos negócios! 😉