Nos últimos 2 anos, vimos muitas mudanças, novas formas de trabalho que antes eram tendência, agora são realidade.
É importante dizermos que o mercado se move conforme as necessidades de seus atores, como em uma peça de teatro.
Alguns fatores aceleram mudanças e criam novas oportunidades, tomemos como exemplo o “boom” de empreendedorismo em 2020 e 2021. Com a redução da renda, encerramento de contratos, etc, as pessoas tiveram que sair de suas zonas de conforto e pegar as oportunidades que se abriam para poderem se sustentar. Muitas dessas, obtiveram sucesso e estes empreendedores encontraram novas profissões em novos nichos de mercado.
Algumas tendências têm despontado em grande parte por conta das novas necessidades do mercado e têm sido exploradas com mais qualidade para um melhor resultado.
Estes empreendimentos são as promessas satisfatórias para 2022, que com o crescimento destes negócios, a economia se beneficie com novas alavancagens, conseguindo se estruturar e se estabilizar.
Dentro deste conceito de tendências para o próximo ano, algumas áreas têm despontado já como excelentes oportunidades para novos negócios de sucesso.
Agora, vamos a elas, as tendências que já nascem como cases de sucesso para 2022:
1 – E-commerce
Esta é uma área em constante desenvolvimento, porque o crescimento do mercado digital tem sido impressionante e os eventos dos últimos 2 anos ajudaram ainda mais esse conceito de comércio.
Trabalhar on-line é uma das vantagens deste tipo de empreendimento, não há necessidade de ter um espaço físico, que demande custos.
Após a criação do seu site ou da contratação de uma plataforma de negócios, você já pode sair vendendo. Mas a facilidade é, também, responsável por gerar uma forte concorrência no setor, então, é preciso pensar em formas de melhorar a sua visibilidade, tomando a frente do mercado e se tornando referência.
Existem diversos nichos que podem ser trabalhados, pense em uma área do seu gosto, em que você possui conhecimento e técnica para conseguir destaque.
Esse mercado está muito longe de esfriar, os consumidores, a cada dia, criam maior confiança nas transações on-line e nas compras pela internet.
Qualidade no produto e excelência no atendimento já são meios de se destacar!
2 – Telemedicina
Os últimos anos mostraram a eficiência da medicina à distância, para companhamento e rotina nos cuidados com a saúde.
Houve uma aceleração enorme, o que gerou um interesse ainda maior por este nicho de mercado. Para 2022, o crescimento não será tão grande, porém, é o momento de otimizar e modernizar este modelo de atendimento.
Porque, além do médico, existe toda uma estrutura que deve ser adequada ao atendimento, muitas vezes, o consultório pode não oferecer esta estrutura. Assim, você consegue explorar este nicho, sem ser, necessariamente, médico.
Oferecer facilidades para gravação em vídeo, meios para uma melhor interação entre médico e paciente ou até ser o mediador para a formação da equipe de saúde (enfermeiros, técnicos, ficioterapeutas, etc).
Pense em formas de facilitar a vida das duas pontas: paciente e médico.
3 – Criação de conteúdo
Este é um mercado em crescimento, afinal, estamos consumindo cada vez mais informação. Além de ser uma ação fundamental para muitas empresas se posicionarem como autoridades digitais.
Atrelado a isso, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, quer ter todas as informações possíveis antes de tomar a sua decisão de compra.
Inclusive, este é um recurso fundamental na sua estratégia de marketing. Com ele você pode engajar o seu público e deixar de ter clientes (que compram apenas o seu produto vez ou outra) para ter seguidores (que são fãs da sua marca e fazem propaganda dela).
Blogs e redes sociais podem ganhar novos formatos e terem maior utilidade para os negócios.
Fique esperto ao movimento deste mercado para conquistar mais espaço.
4 – Home office
Bem, nós sabemos que este não é um nicho de mercado. Mas, com certeza, é uma tendência fortíssima para 2022 e próximos anos.
Uma grande parcela das empresas já anunciou a continuidade de suas atividades de forma remota, ou híbrida.
Mas, aí existe uma possibilidade de novos negócios, afinal, estas empresas vão precisar de plataformas de trabalho interligadas, espaços virtuais para reuniões e treinamentos e entre outras atividades.
Basicamente, é replicar o processo físico de produção de uma empresa para os moldes virtuais. Este é o motivo que impulsiona o surgimento de novas ferramentas que aparecem para auxiliar no trabalho.
Na outra ponta, temos o funcionário, que nem sempre tem um espaço adequado para o trabalho em casa, ou pode estar na rua e precisa, naquele momento, de um lugar para uma reunião (virtual ou não).
A locação de espaços de coworking por algumas horas têm crescido nos últimos meses.
Quando você decide empreender, você tem que entender que seu negócio nasce da necessidade dos negócios de outro empresário ou de alguém que não encontrou o que buscava no que já existe no mercado.
Então, dar um passo para trás e olhar o todo pode ser a primeira etapa para que você se torne um empreendedor de muito sucesso em 2022.
E, claro, para o que você precisar, estaremos aqui para ajudar e, desde já, estamos na torcida!